Notas sobre o resultado da eleição

Algumas notas sobre o resultado eleitoral de ontem:

1) É normal ficar triste, decepcionado, cabisbaixo por torcer muito para um candidato e vê-lo perder. Mas não é normal em absolutamente nada o desespero, a completa falta de noção e a reação desproporcional diante do fato de que, após ganhar quatro eleições SEGUIDAS, o seu partido não conseguiu ganhar a quinta. Há gente adulta chorando mais do que diante da perda de um pai ou mãe. Há adulta tendo crise diante de cenas de crianças brincando de polícia e ladrão. Há gente cogitando suicídio! Há gente propondo suicídio coletivo!!!

Isso não é discordância. Isso é histeria gerada por conviver e/ou admirar loucos. Não estou usando uma figura de linguagem. Falo de uma situação patológica de fato. Há estudos psiquiátricos sobre como a infiltração, em organizações e em movimentos sociais, de pessoas com patologias psicológicas graves, incluindo psicopatia, espalha pelas demais pessoas uma situação de histeria e irrealidade. 

2) A melhor maneira de superar os traumas (os reais e os imaginários) do regime militar é justamente chegarmos a um grau de maturidade em que seja possível ter um presidente de origem militar e um mandato normal (bom ou ruim, mas normal), em que as liberdades sejam preservadas. Qualquer pessoa normal deveria torcer por isso agora.

3) Mas há aqueles que, além de não torcerem por isso, são incapazes de aceitar se isso ocorrer. Há gente que vai entrar em crise e se tornar ainda mais histérica se nenhuma previsão apocalíptica se cumprir. Sabe por quê? Porque o receio de alguns é real, mas o receio de muitos outros é criado artificialmente, devido à repetição infinita de slogans. Eles não falam o que acreditam, mas passam a acreditar naquilo que repetem. Eles forjaram parte da sua identidade pessoal com base na ideia de que são o monopólio da bondade. Alguns deles sonham em poder se gabar de que foram vítimas de uma ditadura. Eles desejam um ditadura, mesmo que apenas um simulacro de ditadura, para poderem se sentir heróis. Quando não encontram uma possibilidade real de viverem esse sonho, projetam isso sobre qualquer situação banal. Uma mera discordância em uma conversa vira uma ato de “agressão”. Para essas pessoas, deparar-se com um governo normal (bom ou ruim) não é apenas uma constatação difícil. Seria uma ruptura traumática de sua identidade pessoal. Meu conselho: não se deixem cair nessa armadilha mental feita para imbecilizar as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *