O que é Semântica Lexical? (parte 1)

A expressão “Semântica Lexical” pode se referir a uma área de estudos da língua (dentro da Linguística) ou pode se referir ao nome de uma teoria específica dentro dessa mesma área de estudos.

Como área do conhecimento, a Semântica Lexical indica qualquer tipo de estudo linguístico que foque no significado das palavras das línguas. O vocabulário de uma língua é chamado também de “léxico”, por isso uma semântica que estuda as palavras é chamada de “semântica lexical”. 

Isso significa que também existem semânticas que não são lexicais, ou seja, que estudam o significado nas línguas humanas, mas não estão voltadas especificamente para o significado das palavras, como a Semântica Formal, por exemplo.

[Antes de continuar a leitura, você também pode ver ou ouvir esse conteúdo em vídeo/áudio no Youtube.]

VÁRIAS TEORIAS DISTINTAS

O estudo do significado das palavras (semântica lexical) pode ser feito sob várias perspectivas diferentes. Por isso, existem várias teorias linguísticas distintas que lidam com essa área de estudos.

Semântica (histórica)

Por exemplo. A Semântica surgiu como uma disciplina independente dentro dos estudos linguísticos no final do século XIX, tendo como fundador o linguista francês Michel Bréal. E a abordagem defendida por Bréal era justamente um tipo de semântica lexical, que era voltado para o estudo das mudanças de significado que as palavras sofriam ao longo do tempo.

Era uma abordagem de caráter histórico ou diacrônico, que visava descrever as alterações de significado, classificar os tipos de mudança semânticas possíveis e descobrir as causas sociais e psicológicas de tais mudanças. Como era a única abordagem existente até então, Bréal a chamava simplesmente de “Semântica”.

[CONTINUA]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *