Projeto Antes de Saussure

O Projeto Antes de Saussure foi criado em março de 2017, hospedado originalmente em http://antesdesaussure.blogspot.com.br/ . Em fevereiro de 2018, o conteúdo do Projeto foi movido para o site A Linguagem.

Abaixo, confira a apresentação original do Projeto:

 

HISTÓRIA DA LINGÜÍSTICA

A publicação póstuma do Curso de Lingüística Geral de Ferdinand de Saussure em 1916 é reconhecida quase unanimemente como um grande marco na ciência da linguagem, dando origem à fase moderna da lingüística.

A centralidade de Saussure para a história de nossa ciência é tão grande que hoje muitas vezes é difícil conhecer de fato o perfil dos estudos realizados anteriormente. Para a maioria dos estudantes e dos novos pesquisadores, o conhecimento sobre a lingüística pré-estruturalista e pré-saussureana chega de modo bastante indireto, através de resumos de terceira ou quarta mão, em que as características, questões e feitos de tais estudos e autores são drasticamente condensados e esquematizados.

Essa falta de conhecimento sobre o passado de nossa disciplina só pode ser reduzida através do acesso aos textos originais daquele período. O objetivo do projeto que dá origem a este site é justamente esse: levantar e disponibilizar em um mesmo local textos (e traduções) produzidos por lingüistas e afins antes de 1916. Assim, esperamos auxiliar a difundir um conhecimento mais sólido da história da ciência da linguagem.

LÍNGUAS

A princípio, os textos disponibilizados aqui estarão em português, espanhol e/ou inglês. Isso traz alguma limitação, principalmente porque muitos estudos originais da lingüística histórico comparativa do século XIX foram produzidos em alemão, francês ou italiano.

Por outro lado, o conhecimento dessas outras línguas, especialmente do alemão, é muito pouco difundido no Brasil. Dessa forma, consideramos ser mais apropriado, para o objetivo principal de divulgação, trazer traduções desses estudos para uma das três línguas citadas inicialmente (português, espanhol e inglês).

DOMÍNIO PÚBLICO

Nosso objetivo é trazer apenas obras que estejam em domínio público. Como são materiais publicados até 1916, em princípio, todos os estudos aqui disponibilizados se enquadrariam nesse critério. Entretanto, se os leitores perceberem que alguma das obras disponibilizadas aqui não são de domínio público, por favor nos informem para que possamos retirá-la do site.

Rerisson Cavalcante de Araújo

Professor de lingüística da Universidade Federal da Bahia

 

Confira as obras disponibilizadas

Consulte a lista de autores