John Stoddart (1773-1856)

O britânico John Stoddart viveu de 1773 a 1856. Foi escritor, jornalista, advogado e juiz. Como jornalista, trabalhou como editor do jornal The Times. Como juiz, foi apontado pela Coroa britânica para a Corte de Malta.

Publicou, principalmente, trabalhos sobre temas judiciais e históricos, mas estudou também questões sobre gramática, filosofia da linguagem e etimologia. Para a publicação na Encyclopædia Metropolitana, planejou a elaboração de um tratado sobre filosofia da linguagem e gramática em dois volumes. O primeiro (e único a ser concluído e publicado) seria sobre os princípios gerais da gramática como ciência especulativa, intitulado Philosophy of Language, comprehending Universal Grammar, or the Pure Science of Language.

O segundo volume (não concluído) trataria da gramática particular, como estudo histórico e etimológico, e seria intitulada Glossology or the Historical Relations of Languages. Stoddart preferia o termo Glossology (“glossologia”) ao invés de Glotologia como nome para os estudos lingüísticos.

 

OBRAS DISPONÍVEIS

Philosophy of Language and Universal Grammar
Introduction / Chapter 1.