O que é Semântica Lexical? (parte 1)

Semântica Lexical Estruturalista

Outro exemplo de teoria linguística voltada para a semântica lexical surge no século XX, dentro de uma corrente teórica muito maior chamada Estruturalismo, que tratava de fenômenos linguísticos de diversas naturezas (fenômenos fonológicos e morfológicos, principalmente, mas também sintáticos e semânticos, em menor grau). A abordagem semântica criada pelo Estruturalismo era voltada para a descrição das propriedades e das relações de significado entre as palavras da língua na sincronia (ou seja, numa mesma época no tempo, sem preocupação histórica).

Quem já estudou algo sobre Estruturalismo e sobre Ferdinand de Saussure sabe da importância do conceito de sincronia e da visão de língua como um sistema em que os elementos estão inteiramente relacionados entre si. Relações como sinonímia, antonímia, hiperonímia, polissemia são apenas alguns exemplos dessas relações. Uma curiosidade: essa abordagem semântica dentro do Estruturalismo é chamada de “Semântica Lexical Estruturalista”, mas, muitas vezes, também é chamada simplesmente de “Semântica Lexical”, o que pode gerar uma confusão entre o nome da área de estudos e o nome de uma teoria semântico-lexical específica.

Semântica cognitiva

Outro exemplo de teoria linguística voltada para o léxico das línguas é a Semântica Cognitiva, que é voltada para estudar os processos de categorização linguística e de geração dos significados. Por exemplo, como é o processo através do qual uma língua ou comunidade junta vários elementos distintos sob a mesma categoria e dão a eles o mesmo rótulo, o mesmo nome, por exemplo, como consideramos, em português, que galinhas, águias e pinguins, apesar de toda a diferença entre si, são “aves”.

Em outros momentos, farei postagens sobre fenômenos semânticos específicos e sobre algumas dessas teorias citadas acima.

OUTRO TIPO DE SEMÂNTICA LEXICAL

Os exemplos acima não esgotam todas as teorias linguísticas que lidam com o significado, mas há ainda um outro tipo de Semântica Lexical que é bem diferente das citadas acima, que tem um perfil particular. Ela é lexical, mas possui um pé dentro da área dos estudos sintáticos. Vou falar sobre esse outro tipo de semântica lexical em outra postagem. Aguarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *